Carina Brandes (Braunschweig, 1982) is a German artist whose photographic practice investigates the body, gesture, and performativity through a raw, mysterious, and physically charged aesthetic. Working almost exclusively in black and white, Brandes stages actions at the edge of instinct and intimacy, creating images that oscillate between the feral, the ritualistic, and the dreamlike.
Often photographed in outdoor or industrial environments, her images evoke tension, dark humor, and visceral presence. Drawing from diverse influences — including the cinematic expressionism of Ingmar Bergman and the work of Francesca Woodman — Brandes has developed a distinct visual language in which the human figure appears both vulnerable and untamed.
Her work has been widely exhibited in Germany, with presentations at the Kunsthalle Düsseldorf, Kunstmuseum Stuttgart, Kunstverein Köln, Kunstverein Hamburg, and Kunstverein Hannover. Internationally, she has had solo exhibitions at White Columns and MoMA PS1 in New York, establishing her as one of the most compelling and enigmatic voices in contemporary photography.
PT
Carina Brandes (Braunschweig, 1982) é uma artista alemã cuja prática fotográfica explora o corpo, o gesto e a performatividade através de uma estética crua, misteriosa e profundamente física. Trabalhando quase exclusivamente em preto e branco, Brandes encena ações no limite entre o íntimo e o instintivo, construindo imagens que oscilam entre o selvagem, o ritualístico e o onírico.
As suas fotografias são frequentemente realizadas em ambientes exteriores e espaços industriais, onde a artista cria composições carregadas de tensão, humor sombrio e presença visceral. Partindo de influências diversas — do expressionismo cinematográfico de Ingmar Bergman à obra de Francesca Woodman — Brandes desenvolveu uma linguagem visual singular, na qual a figura humana surge simultaneamente vulnerável e indomável.
O seu trabalho tem sido amplamente reconhecido na Alemanha, com exposições no Kunsthalle Düsseldorf, Kunstmuseum Stuttgart, Kunstverein Köln, Kunstverein Hamburg e Kunstverein Hannover. Internacionalmente, teve exposições individuais na White Columns e no MoMA PS1, em Nova Iorque, consolidando o seu lugar como uma das vozes mais intensas e enigmáticas da fotografia contemporânea.