Catarina Marques Domingues, série Promessas (2024), vista de exposição

Catarina Marques Domingues
um olhar itinerante

Group Exhibition
Inauguração | Opening 17.10.25   

BAG Banco das Artes Galeria, Leiria

17.10 - 05.04.2026

um olhar itinerante – obras da coleção da Fundação PLMJ

Esta exposição propõe essencialmente dois sentidos de leitura: um olhar itinerante sobre o território, que a Fundação PLMJ tem desenvolvido e seguido desde a sua criação, e uma itinerância do olhar ao observar o panorama artístico das novas gerações de artistas na amplitude do universo artístico da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, algo que desde o início determina a estrutura da coleção de arte contemporânea.

Nesta proposta, o olhar é também um convite e um desafio ao espectador para construir o seu percurso por territórios e imaginários desconhecidos, presentes na diversidade das obras expostas, de diferentes gerações, algumas revisitadas, outras inéditas, no caso de aquisições mais recentes.

A transversalidade de meios e temas que constitui a exposição desenha diversos apontamentos que, da modernidade ao contemporâneo que vamos vivendo e descobrindo, cruzam o mundo do trabalho com a condição social da mulher, o património com o mundo global, a ficção com a fantasia e o desejo, os modos de fazer com o vocabulário dos materiais, e da natureza representada à construção industrial.

A arte e a vida numa cumplicidade que convida a uma flânerie*, rememorando Baudelaire, um caminho itinerante que se constrói na deriva e no olhar de cada um de nós.

*Flânerie designa o ato de deambular sem destino preciso, observando atentamente o espaço urbano e os seus movimentos. A figura do flâneur, popularizada por Charles Baudelaire no século XIX, representa o observador que vagueia pela cidade, simultaneamente participante e espectador da vida moderna.

Curadoria | Curated by: João Silvério

Previous
Previous

Next
Next